Fazer as resoluções de Ano Novo é fundamental para entender o que aconteceu e quais são as expectativas para o futuro. Isso se torna ainda mais importante em um ano como 2020, que foi cheio de desafios, aprendizados e dores para os empreendedores.
Para auxiliar nesta missão, a seguir confira uma lista de resoluções que vão te ajudar a se planejar para 2021. As dicas foram feitas pela PEGN com ajuda de Wilson Poit, diretor superintendente do Sebrae, e Lícia Souza, CEO e founder da WE Impact, venture builder para mulheres empreendedoras em tecnologia.
Esse exercício é essencial para se reconectar com o propósito do negócio e também um momento de reflexão sobre a estratégia que está adotando até aqui.
É importante começar 2021 com algumas metas, mesmo que sejam poucas. O fundamental é manter o foco nelas e ter estratégias para alcançar essas metas definidas, sempre de forma realista.
Em 2020, muitas empresas entraram no mundo digital devido à pandemia. Para 2021, é importante que elas continuem esse processo, pois a tendência veio para ficar. Utilize a tecnologia a seu favor, sem descuidar do lado humano do negócio. Afinal, tudo se resume a pessoas.
Use seu poder de decisão para trazer novas perspectivas para dentro do seu negócio. São elas que permitem a criação de soluções mais eficientes e inovadoras.
As parcerias para os negócios hoje são ainda mais importantes. Com a digitalização, é possível fazer Networking mundial. Fique atento às oportunidades, busque novos parceiros – seja com outros empresários, influenciadores ou mesmo clientes que possam ajudar o seu negócio.
Nunca deixe de buscar inspirações. Procure conhecer outras empresas que façam o mesmo que você e as que atuam em segmentos diferentes em outros lugares do Brasil e do mundo. Use a internet, converse, procure informações. Inspiração é fonte de novas ideias e projetos para o próximo ano.
Ter alguém para ajudar em orientações estratégicas de sua empresa facilita muito nos momentos de dificuldade. Isso porque o mentor enxerga soluções que você sozinho não conseguiria, ao mesmo tempo em que entrega soluções para que você chegue onde deseja.
A empresa pode ter muitos produtos, mas você deve avaliar quais deles realmente pagam as suas contas. Fique atento a esses itens do seu portfólio e ao caixa que eles geram.
O ano de 2020 reafirmou que vivemos em um ambiente de constante transformação, e ter a capacidade de se adaptar às mudanças de mercado, planos e direção possibilita uma reação mais rápida – o que pode determinar a sobrevivência e o sucesso do seu negócio. Lembre-se da autenticidade e não tenha medo de errar. Acolha suas vulnerabilidades e entenda que o erro faz parte do amadurecimento da empresa.
O mundo não será o mesmo após a pandemia, e é importante acompanhar o comportamento do consumidor para ver como ele vai reagir. O cliente está atento se as empresas estão preocupadas com os protocolos de segurança e se elas têm a atitude de oferecer canais de atendimento e estar sempre dispostas a encontrar soluções.
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Fonte: PEGN