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FAQ - Perguntas Frequentes

1O QUE É A GARANTIGOIÁS?
A GarantiGoiás é uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada dentro do Sebrae, com objetivo de oferecer garantia para que micros e pequenas empresas tenham acesso ao crédito. A GarantiGoiás é mantida por 12 entidades classistas que, juntamente com a Sicoob Goiás Central, formam seu Conselho de Administração. Atualmente a GarantiGoiás opera com os seguintes agentes financeiros: Sicoob Credijur, Sicoob Secovicred e Sicoob Credicapa
2COMO FUNCIONA A GARANTIGOIÁS?
A GarantiGoiás atua como garantidora de operações de crédito junto à Agentes Financeiros Conveniados após análise cadastral e de capacidade de pagamento.
3QUEM PODE TOMAR RECURSOS GARANTIDOS PELA GARANTIGOIÁS?
São os seguintes segmentos empresariais:
- Comércio
- Indústria
- Serviços
- Agronegócios

PORTES DE EMPRESAS
- Micro Empreendedor Individual (MEI)
- Microempresa
- Empresa de Pequeno Porte
- Produtor Rural Formalizado
4QUAIS SÃO OS VALORES GARANTIDOS PELA GARANTIGOIÁS?
- Valores mínimos e máximos:
R$ 6.250,00 a R$ 100.000,00 por operação;
- Até R$ 200.000,00 por CNPJ;
- Limite máximo de garantia: 80% da operação;
Ex: Em uma operação de R$ 100.000,00, o valor máximo garantido será de R$ 80.000,00 (80%).
5QUAIS SÃO AS LINHAS DE EMPRÉSTIMO QUE PODEM SER CONTRATADAS ?
-Capital de Giro
-Investimento
-Misto (Capital de Giro e Investimento)
6QUAIS AS CONDIÇÕES PARA QUE A EMPRESA POSSA ACESSAR A GARANTIA?
- Possuir no mínimo 06 meses de faturamento contábil comprovado;
- Não ter restrições cadastrais (Empresa e Sócios);
- Ser enquadrada como MEI, Micro ou Pequena Empresa ou ser Produtor Rural formalizado.
- Estar localizada em Goiânia ou região metropolitana.
7COMO SE CADASTRAR PARA PLEITEAR A GARANTIA ?
- Por meio do site GARANTIGOIÁS.COM.BR – CADASTRE-SE;
- Basta preencher os dados e informações da Empresa e enviar para análise;
- Por meio dos Pontos de Atendimento do SICOOB Cooperativas conveniadas – Secovicred/SGPA, Credijur ou Credicapa.
- Por meio de Entidades Conveniadas que enviarão os dados da Empresa para a GarantiGoiás.
- Por meio de contato com nossos atendentes: (62) 3237-2643 ou 3237-2640
(62) 98296-0247 ou 98296-0026 ou 99643-8227 ou atendimento@garantigoias.com.br
- Por meio dos consultores empresariais do SEBRAE.
8QUAL É A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA E COMO ENVIÁ-LA PARA ANÁLISE?
- Após cadastramento no site, a Relação de Documentos exigida é enviada automaticamente para a empresa ou pelos nossos atendentes, via e-mail.
- A Relação de Documentos exigida deverá ser enviada escaneada para os seguintes e-mails : CADASTRO@GARANTIGOIAS.COM.BR ou ATENDIMENTO@GARANTIGOIAS.COM.BR . Ressaltamos que os documentos originais deverão ser mantidos na Empresa para posterior comprovação.
-- - RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA ANÁLISE DE GARANTIA DE CRÉDITO PARA MPE = CAPITAL DE GIRO E INVESTIMENTO.
Documentos da Pessoa Jurídica
• Autorização para Consulta Cadastral do CNPJ da Empresa pela Garantigoiás e pelo Agente Financeiro, expedida por sócio administrador
• Documento de constituição da empresa e última alteração contratual;
• Cartão CNPJ (emitido através do site da Receita Federal);
• Faturamento dos últimos 12 meses (assinado pelo administrador e pelo contador).
• Faturamento Simples Nacional (exigido apenas às empresas enquadradas no Simples Nacional) - PGDAS
• Balanço, DRE, (último exercício). Quando aplicável.
• Outros a serem exigidos pelos agentes comerciais e analistas, se necessário.
Documentos dos sócios/administradores:
• Autorização para Consulta Cadastral dos CPF dos sócios, a ser feito pela GarantiGoiás e pelo Agente Financeiro. Cada sócio deverá assinar uma autorização.
• Certidão de casamento / certidão de divórcio;
• RG e CPF do cônjuge (se casado).
• Comprovante de endereço atualizado de água, energia ou telefone (vencimento de no máximo 90 dias) em nome do titular da conta; em caso de aluguel levar contrato acompanhado de comprovante no nome do locador
• Comprovante de renda: Imposto de Renda atualizado; 03 últimos contracheques; DECORE ou declaração de próprio punho;
• Outros a serem exigidos pelos agentes comerciais e analistas, se necessário.
-- RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DA CARTA DE GARANTIA – PRODUTORES RURAIS.
• Carteira de Identidade;
• CPF;
• Certidão de Casamento;
• Comprovante de Residência;
• Inscrição de Produtor Rural;
• Estoque de Gado (Declaração de gado do IMA - Validade de 12 meses);
• Extrato anual do leite;
• Escrituras de imóvel (rural e urbano);
• Contrato de arrendamento registrado;
• Último ITR e CCIR; (Validade de 12 meses);
• Declaração de Imposto de Renda (associado e cônjuge);
• Comprovante de outras rendas (associado e cônjuge);
• DUT - documento de veículos;
• Nota fiscal de venda de produtor rural;
• Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP;
• Projeto;
• Três últimos extratos.
9QUAL O ROTEIRO DO CADASTRAMENTO ATÉ A CONTRATAÇÃO?
1 - Cliente solicita a análise cadastral via cadastro no site ou contato com um agente comercial da GarantiGoiás;
2 - Envia documentação para a GarantiGoiás;
3 - Agente comercial da GarantiGoiás entra em contato com a Empresa para definir as condições para a tomada do crédito garantido (Valores, Taxas, Prazos, etc);
4 - É efetuada a análise para aprovação da operação na GarantiGoiás;
5 – Quando aprovada, é emitida a Carta de Garantia e enviada para o Agente Financeiro escolhido pela Empresa, dentre nossos conveniados;
6 – O Crédito é liberado e são descontadas as taxas.
10QUAIS SÃO AS TAXAS COBRADAS PELA GARANTIGOIÁS?
TCG - TAXA DE CONCESSÃO DE GARANTIA EMPRESAS
Pagamento na liberação do crédito, considerando os seguintes fatores de garantia aplicados sobre o valor garantido:

TAXA DE ASSOCIAÇÃO
Pagamento na liberação do crédito, quando aprovado.
*A Empresa se torna sócia da GARANTIGOIÁS e não precisará mais pagar esta taxa nas próximas operações que fizer.

QUAIS SÃO AS TAXAS COBRADAS PELOS AGENTES FINANCEIROS?
TAXAS DE JUROS COBRADAS PELO Secovicred, Credijur e Credicapa

11COMO ABRIR A CONTA E CONTRATAR A OPERAÇÃO NOS AGENTES FINANCEIROS?
- Após a aprovação do cadastro pela GarantiGoiás a empresa optará por um Ponto de Atendimento (PA) do Agente Financeiro Credenciado que seja de sua maior conveniência.
- A GarantiGoiás entrará em contato com o Gerente do PA e disponibilizará a documentação cadastral para abertura da conta e aprovação do cadastro da operação.
- Após a emissão da Carta de Garantia a Empresa deverá se apresentar no PA para assinar o Contrato de Empréstimo.